Número total de visualizações de páginas

terça-feira, 20 de dezembro de 2011

Objectivos a curto prazo da industria dos elevadores.

Michel Charlton desempenhou durante 4 anos o papel de presidente da ELA, a Associação Europeia de Elevadores, e na sua carta de passagem de testemunho ressalva 5 objectivos para a indústria dos elevadores.
Três desses objectivos são muito importantes para o utilizador comum desses equipamentos. São a segurança, a poupança de energia e a acessibilidade.
De uma forma muito clara refere no caso da segurança a aplicação da SNEL – a norma europeia de segurança para elevadores instalados -. Congratula-se pelo facto de cada vez mais países estarem a transcrever essa norma para a sua própria legislação (o que ainda não é o caso de Portugal), e lamenta que muitos proprietários de edifícios não compreendam que em caso de acidente nos seus elevadores terão de assumir um elevado custo social, e que elevadores seguros são uma valorização do prédio em que estão inseridos.
Como é natural não deixa de referir que a segurança é importante para os utilizadores dos elevadores mas também para os técnicos que neles têm de trabalhar na sua manutenção. Afinal são eles, estatisticamente, as principais vítimas da falta de segurança nestes equipamentos.
No caso da poupança de energia fala com satisfação nos diversos estudos que estão a ser desenvolvidos no sentido de criar equipamentos mais eficazes em termos energéticos, e refere ainda as diversas opções que se têm implementado para a redução de energia em stand-by.
No ponto da acessibilidade refere que a indústria dos elevadores é a que mais importância assume no caso da acessibilidade dos edifícios, constata que a Europa cada vez mais tem uma população mais idosa e com mobilidade condicionada, e compreende que o processo das acessibilidades é uma área em permanente evolução e melhoria.
Diria eu, neste ponto específico, que Portugal não faz parte deste cenário. O desprezo a que é votada a problemática da acessibilidade, faz-me acreditar que no nosso país a acessibilidade é letra morta para a grande parte dos intervenientes activos.
Michael Charlton refere ainda como prioridades do sector a harmonização dos componentes e a satisfação dos empregados. São assuntos que denotam visão para o futuro, mas que dizem menos respeito ao utilizador dos elevadores. Por isso decidi não desenvolver qualquer informação sobre estes dois pontos.