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quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Escadas rolantes. Degraus de 800 ou de 1000 mm?

Quando se calcula um qualquer meio de locomoção temos de ter atenção o fim a que se destina e o volume de utilização que irá ter.
Por isso existem carros grandes e pequenos, abertos e fechados, de carga e de passageiros, citadinos ou para grandes viagens, etc. etc.
Nos elevadores o cenário é o mesmo e nas escadas mecânicas também se passa a mesma coisa.
A maior parte das pessoas que utiliza escadas rolantes no seu dia-a-dia nem se apercebe das subtis diferenças que existem entre elas, e que determinam, independente da sua qualidade técnica, a boa escolha do projectista do edifício.
Essencialmente há 3 pontos de escolha para uma escada rolante: a inclinação, o número de degraus em plano à entrada e à saída, e a largura dos degraus.
Hoje apenas quero referir a opção da largura dos degraus.
Apesar de antigamente haver escadas standard que eram muito estreitas, na ordem dos 600 e 700 mm, actualmente as medidas padrão dos diversos fabricantes variam são de 800 ou 1000 mm, tendo cada uma delas fins diversos a que se destinam.
 A largura do degrau vai condicionar o número de passageiros que uma escada consegue transportar por hora, conseguindo-se com 1000 mm um máximo teórico de 9000 passageiros e com 800 mm um máximo de 6000 pessoas.
Parece que com estes dados será fácil tomar a opção. Como não vou ter de transportar mais de, por exemplo, 5000 pessoas numa hora vou comprar uma escada de 800 mm.
Ora tal raciocínio não pode estar mais errado. Uma escada de 1000 mm permite que se um passageiro estiver a viajar parado num degrau, possa ser ultrapassado por outro que deseje chegar mais rapidamente ao seu destino. Com uma escada de 800 mm isso é impossível sem que exista um “atropelamento”.
Em edifícios tipo estações de metro, aeroportos, gares de comboio, etc, a opção de 1000 mm é a única que vai garantir funcionalidade plena ao equipamento.
Nos casos de galerias comerciais, museus, etc, em que se pretende que as escadas rolantes sejam apenas uma forma de obrigar as pessoas a percorrer um circuito pré-determinado, a opção dos 800 mm pode ser muito interessante.
Mas então porque não se opta sempre pelos 1000 mm?
Porque o motor de tracção das escadas tem de ser calculado mediante o número de passageiros que possa estar a deslocar-se ao mesmo tempo em cima dos degraus, e por isso podemos estar a investir desnecessariamente no momento da compra.
Uma escada de 800 mm é calculada como tendo de transportar 120 kg por degrau e uma de 1000 mm passa para 160 kg. Isto pode ser ma grande diferença em termos de custo de material.
Mas para o utilizador comum o que interessa é o conforto que o equipamento proporciona e é notório que há muitas situações que estão mal dimensionadas. Conheço várias estações de metro e comboio em que houve nitidamente uma má opção na escolha do produto, e por isso durante dezenas de anos vamos continuar a ver amontoados de gente nas escadas rolante, em vez de vermos um fluxo normal de pessoas como seria normal que acontecesse.

terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

Qual é a melhor marca de elevadores do Mundo?

Esta pergunta é uma idiotice porque, como é óbvio, não existe uma resposta única, e muito menos consensual, a este respeito.
No entanto este debate apareceu, e está ainda aberto, num foro de elevadores internacional.
Por curiosidade, e sem ter dado qualquer opinião sobre o assunto, de vez em quando vou lá ver as opiniões que vão aparecendo.
Em Portugal temos relativamente poucas marcas de fabricantes de projecção mundial a operar, e por isso algumas das marcas que são referidas até são desconhecidas para a maioria dos portugueses, mas outras são bem conhecidas do nosso dia-a-dia.

A marca que destacadamente mais surge como globalmente “a melhor do Mundo” é a Mitsubishi, mas muitas outras aparecem candidatas ao lugar. São referidas mais do que uma vez marcas como a Hitachi, Schindler, ou Kone.
Curiosamente a Otis é a mais referida como qualidade de assistência, e a Schindler é consensual sobre as opiniões das melhores escadas rolantes.
Gostei de perceber que a maioria dos participantes nos debates valorizar pontos particulares em cada fabricante, e reconhecerem a inovação como determinante em classificar as empresas fabricantes.
São referidas diversas vezes as inovações como a invenção do elevador sem casa das máquinas pela Kone, elevadores com duas cabinas pela Thyssen (Thyssenkrup Twin), o comando Miconic 10 da Schindler, ou o elevador anti-sismo da Kleemann, como marcos da industria dos elevadores.

Também achei interessante que alguns participantes referissem a facilidade e tempo de montagem como um atributo da marca para ser considerada “a melhor do Mundo”. Como houve há relativamente pouco tempo um debate sobre isso num outro fórum, fui ver as opiniões. Neste aspecto a Schindler é quase unanimemente considerada a melhor.
Por fim resta dizer que muita gente refere os elevadores de grande performance da Hitachi como os mais admiráveis do Mundo.
Enfim….um debate sem vencedores.