Número total de visualizações de páginas

quarta-feira, 16 de maio de 2012

As “caixas negras” nos elevadores e escadas rolantes de Pequim

Por motivos de segurança as autoridades chinesas decidiram que todos os elevadores e escadas rolantes públicos de Pequim terão de estar munidas com uma “caixa negra” capaz de registar todas as falhas do equipamento, ao mesmo tempo que envia em tempo real toda a informação sobre um acidente ou avaria para a central de assistência e manutenção.
Dos cerca de 140.000 aparelhos que terão de ser adaptados até 2015, aproximadamente 35.000 têm mais de 10 anos e são considerados velhos pelas autoridades, que pensam que estes dispositivos vão ser capazes de melhorar a segurança dos utilizadores.
Na Europa e nos Estados Unidos esta decisão foi prontamente contestada pelas empresas de elevadores que afirmam em coro que a melhoria da segurança apenas pode ser garantida pela melhoria das capacidades técnicas dos operários que garantem a manutenção dos equipamentos.
Na minha opinião, apesar de ter muitas dúvidas sobre a possibilidade técnica de adaptar uma destas “caixas negras” em equipamentos antigos, as soluções são complementares.
A tele-monitorização tem vantagens sobejamente conhecias e outras desvantagens que também são do conhecimento de todos, e as vantagens de a manutenção ser feita por técnicos muito capacitados também não levanta dúvidas a quem quer que seja.
Infelizmente Portugal continua a não ser brilhante neste aspecto. Tem legislação sobre o número de visitas que a empresa de manutenção deve fazer ao elevador, e não tem qualquer controlo sobre as capacidades técnicas dos funcionários que estão no terreno.
Falo com conhecimento de causa se afirmo que uma parte dos “técnicos de manutenção” de elevadores que estão nas EMA não são capazes de ler um esquema eléctrico ou fazem a mais pequena ideia para que serve um multímetro. Partindo desta base não é fácil contestar a ideia das autoridades chinesas em relação ao que vão fazer em Pequim. Por vezes temos muito pouca capacidade para ver para além do nosso umbigo.

segunda-feira, 14 de maio de 2012

As 2ªs Jornadas Técnicas - Elevadores

No próximo dia 15 de Junho, no Porto, vão realizar-se as segundas Jornadas Técnicas – Elevadores, organizadas pelo FIPP (Fundação do Instituto Politécnico do Porto), o ISEP (Instituto Superior de Engenharia do Porto) e a OE (Ordem dos Engenheiros).
No ano passado as mesmas jornadas foram, a meu ver, um êxito muito grande, porque tiveram a particularidade de iniciar uma discussão sobre um tema que até agora nunca tinha sido abordado num plano tão aberto.
O número de participantes foi elevado e, em geral, penso que as pessoas gostaram.
Este ano regressam os trabalhos e alguns dos temas que a organização ressalva podem ser bastante importantes.
As alterações à EN81, e as alterações previstas ao Dec-Lei 320 valerão por si a participação.
Pela minha parte lamento que não tendo podido estar presente em 2011, também este ano a data não é a que mais me convém, e possivelmente estarei mais uma vez ausente, mas não quero deixar de desejar os maiores êxitos à organização, e a recomendação do evento  a todos os interessados que possam participar.
Há sempre um lado crítico e pela minha parte lamento que a discussão se limite a constatar as alterações que alguém determinou, sem qualquer possibilidade de se alterar legislação que nem sempre defende os interesses dos proprietários dos elevadores.
Se no caso da EN 81 temos que perceber a nossa pequenez em relação à Europa (não nos devemos esquecer da imagem que temos de sermos sempre dos últimos a aplicar a legislação europeia, e no caso dos elevadores a SNEL é um dos casos bem evidentes), mas no caso do Dec-Lei 320 teria todo o interesse em que a discussão fosse muito mais antecipada.
Apenas vou referir que no novo decreto não se prevê que o absurdo das 12 manutenções anuais desapareça, e isto fica mais uma vez a dever-se a interesses políticos que têm a ver com as implicações de ordem sociais que essa alteração traria, e que nada interessam aos donos dos elevadores que continuam a pagar serviços que tecnicamente não lhes interessam ou protegem.
Era interessante discutir assuntos do interesse do dono do elevador, que é sempre a parte menos ouvida em todas decisões que se tomam no sector.
Se quiser saber mais deve consultar o endereço da organização em http://www.fundacao.ipp.pt/ascensores/jte2/