Número total de visualizações de páginas

terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

Qual é a melhor marca de elevadores do Mundo?

Esta pergunta é uma idiotice porque, como é óbvio, não existe uma resposta única, e muito menos consensual, a este respeito.
No entanto este debate apareceu, e está ainda aberto, num foro de elevadores internacional.
Por curiosidade, e sem ter dado qualquer opinião sobre o assunto, de vez em quando vou lá ver as opiniões que vão aparecendo.
Em Portugal temos relativamente poucas marcas de fabricantes de projecção mundial a operar, e por isso algumas das marcas que são referidas até são desconhecidas para a maioria dos portugueses, mas outras são bem conhecidas do nosso dia-a-dia.

A marca que destacadamente mais surge como globalmente “a melhor do Mundo” é a Mitsubishi, mas muitas outras aparecem candidatas ao lugar. São referidas mais do que uma vez marcas como a Hitachi, Schindler, ou Kone.
Curiosamente a Otis é a mais referida como qualidade de assistência, e a Schindler é consensual sobre as opiniões das melhores escadas rolantes.
Gostei de perceber que a maioria dos participantes nos debates valorizar pontos particulares em cada fabricante, e reconhecerem a inovação como determinante em classificar as empresas fabricantes.
São referidas diversas vezes as inovações como a invenção do elevador sem casa das máquinas pela Kone, elevadores com duas cabinas pela Thyssen (Thyssenkrup Twin), o comando Miconic 10 da Schindler, ou o elevador anti-sismo da Kleemann, como marcos da industria dos elevadores.

Também achei interessante que alguns participantes referissem a facilidade e tempo de montagem como um atributo da marca para ser considerada “a melhor do Mundo”. Como houve há relativamente pouco tempo um debate sobre isso num outro fórum, fui ver as opiniões. Neste aspecto a Schindler é quase unanimemente considerada a melhor.
Por fim resta dizer que muita gente refere os elevadores de grande performance da Hitachi como os mais admiráveis do Mundo.
Enfim….um debate sem vencedores.

1 comentário:

  1. Achei a matéria interessante, porém por trabalhar há dezesseis anos com equipamentos de transporte vertical em grandes empresas, acho que uma avaliação nesse aspecto se torna praticamente impossível, pois existem uma infinidade de produtos da mesma marca. Elevadores são como roupas sob medida, cada um com sua performance particular e atendendo a uma necessidade específica, com números de paradas diferentes uns dos outros. O modo de utilização, frequência do uso e condições climáticas tem influência direta na performance dos equipamentos. Ao meu modo de ver, o que mais dificulta uma avaliação justa nesse sentido seria o fato de que os equipamentos avaliados teriam que ser montados pelos mesmos montadores dentro das mesmas condições de tempo e ligados a mesma rede elétrica.

    ResponderEliminar