Número total de visualizações de páginas

segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Guias de madeira, máquinas de tambor de enrolamento, e quadros com ampolas de mercúrio.

Hoje li um pequeno texto de um técnico de elevadores que descrevia alguns dos equipamentos a que faz manutenção, e em que dizia que ainda tinha a seu cargo elevadores com guias em madeira.
No mesmo texto questionava-se sobre a segurança de tais equipamentos, e mostrava a sua admiração pela resistência que estes materiais apresentam com o passar dos anos.
É óbvio que o grau de segurança destes elevadores com mais de 70 anos é incomparável menor do que o dos actuais, mas a curiosidade das suas soluções técnicas é verdadeiramente fascinante.
As guias de madeira são à luz dos nossos dias uma solução verdadeiramente aterradora, mas a verdade é que continuam a funcionar na perfeição.
As máquinas de tambor de enrolamento são um desafio à física de quem tem como solução os contra-pesos que vulgarmente equipam os nossos elevadores.
Os quadros de ampolas de mercúrio são uma delícia de se verem a trabalhar. Uma vez vi um destes quadros a funcionar que em tudo fazia lembrar um mecanismo de relógio.
Mas o pragmatismo deve imperar quando estamos perante equipamentos que transportam pessoas e que por isso devem apresentar os mais elevados padrões de segurança. Elevadores com estas características devem ser substituídos, ou pelo menos amplamente modernizados, para garantirem a segurança dos seus utilizadores.
Para além disso deve haver a atenção de entregar a manutenção destes elevadores a empresas que tenham a sensibilidade para perceber os cuidados que estes aparelhos necessitam, e essas empresas ainda devem ter o cuidado de seleccionar para estes casos os seus técnicos mais preparados para as particularidades que os caracterizam.
Por vezes há a ideia que a manutenção destas peças de museu deve ser barata e simples, mas a realidade é completamente o contrário. O seu proprietário, até decidir a sua substituição, deve reservar-lhe o melhor dos tratamentos.
Estes elevadores, que em Portugal estão essencialmente nos centros das nossas maiores cidades, são merecedores de muita atenção, e por isso a HAPE criou um esquema de manutenção que a eles se aplica. Se tem um equipamento deste tipo e necessitar de apoio, consulte-nos.

Sem comentários:

Enviar um comentário