Alguns conceitos tecnológicos ultrapassam um pouco os conceitos pré-estabelecidos que temos perante algumas realidades.
Quando se fala de elevadores a nossa cabeça idealiza de imediato os padrões tradicionais de cabinas que se deslocam movidas por cabos cuja tracção é garantida por motores eléctricos ou pistões hidráulicos.
A verdade é que existem outras soluções mais ou menos desenvolvidas que pretendem ocupar alguns nichos de mercado que podem ser interessantes.
Uma solução que existe no mercado são os elevadores pneumáticos.
Possuem óbvias limitações, mas também muitas particularidades de interesse e relevância.
O seu funcionamento baseia-se numa cápsula que se desloca dentro de um tubo pela criação de vácuo num estremo desse tudo e a insuflação de ar no outro extremo. Desta forma criou-se um equipamento que dispensa cabos, pistões, ou contra-pesos e como tal apresenta soluções estéticas interessantes.
Tecnicamente está limitado em termos de número de pisos servidos, dimensões da cabina e velocidade, mas para algumas faixas do mercado essas limitações não são importantes.
Equipamentos deste tipo têm algumas vantagens muito interessantes. Começam por se conseguir instalar em dois ou três dias no local pretendido, porque se tratam de estruturas autoportantes que são completamente isentas de obras de adaptação, e depois possuem interessantes características de política ambiental que os tornam bastante simpáticos em termos ecológicos.
Quando instalados numa residência têm a vantagem de possuir sempre um sistema de evacuação automática ao piso 0, o que reduz a possibilidade de haver pessoas presas no seu interior.
Para além destas características estes equipamentos podem ser integralmente desmontados e colocados noutro local, o que é praticamente impossível noutro tipo de ascensor.
Não pensem com este meu texto que descobri a pólvora e que considero estes equipamentos como a solução para todos os sítios onde há necessidade de deslocar pessoas verticalmente em edifícios, mas que são equipamentos com interesse, isso ninguém pode negar.
Deixo ficar o endereço de um fabricante espanhol deste tipo de elevadores. A visita à sua página pode ser interessante para quem possa estar interessado em saber mais sobre estes aparelhos. http://www.elevadoresneumaticos.es/
Mas a compra de um elevador deve ser sempre aconselhada por alguém isento. Não compre sem consultar a HAPE.
Sem comentários:
Enviar um comentário