Número total de visualizações de páginas

segunda-feira, 17 de setembro de 2012

Os elevadores velhos que devem ser modernizados.


Li um artigo francês que refere que cerca de 100.000 pessoas ficam todos os anos presas nos elevadores da região da Ile-de-France.

Nessa região, que incluiu Paris, mais de 50% dos elevadores têm mais de 40 anos.

Podemos ver neste cenário os centros das nossas cidades de Lisboa e Porto.

O artigo centra-se no tema da aplicação das novas legislações de segurança que estão a ser aplicadas aos elevadores em França, e no pouco tempo que já resta para que todas as obras estejam concluidas.

Mas não é sobre esse assunto, que em Portugal não está tão na berra porque não há prazos para cumprir, que eu me lembrei de escrever.

Foram duas outras frases que me fizeram reflectir. A primeira avisa que o envelhecimento da população vai fazer com que exista mais dependência dos elevadores. E a segunda era que em média o custo de cada modernização está em média nos 20.000€.

O primeiro ponto é de uma evidência chocante, e reflete o mesmo cenário que se verifica também em Portugal.

O segundo ponto é a consequência dos proprietários dos elevadores deixarem a decisão da modernização para a última hora e perderem poder negocial com as empresas de elevadores.

20.000€ é mais do que aquilo que custa um elevador novo, e por isso há um pouco de aproveitamento das circunstâncias, mas também não estamos a falar em grandes margens de lucro porque a modernização de um elevador acarreta muitas horas de mão-de-obra qualificada.

De qualquer modo a melhor solução é sempre palnificar com tempo a modernização, estudar as alternativas que existem no mercado, e fazer a melhor opção técnica e financeira.

É isto que a HAPE faz, e é nisto que o podemos ajudar. Contacte-nos.

Sem comentários:

Enviar um comentário