Um elevador tem, por norma, três tipos de avarias.
Quando o elevador é novo, e
durante as primeiras centenas de manobras, podem ser detectadas paragens
causadas por erros e deficiências de montagem. Para que estes casos não
aconteçam é muito importante a escolha adequada da equipa que faz a montagem do
elevador.
Numa segunda fase aparecem
as avarias provocadas por falhas de fabrico e que se manifestam normalmente
durante os primeiros dois anos de vida do equipamento.
Por fim surgem as avarias de
desgaste dos componentes. Aparecem normalmente após os primeiros dois anos de
idade do equipamento e duram toda a sua vida útil.
Há ainda um tipo de avarias
mais raro que se verifica quando estamos a falar de elevadores de modelos muito
novos e que apresentam anomalias relativas a erros de concepção dos
componentes. Erros esses que depois de detectados costumam ser corrigidos pelo
próprio fabricante.
Mas não referi quais são
então os componentes com mais avarias. São por norma componentes eléctricos e
electrónicos, especialmente associados às portas e ao comando do elevador.
São também vulgares as
avarias provocadas por componentes que sofrem desgaste pela sua acção de
mobilidade, como sejam os roletos das portas e as roçadeiras de cabina e
contrapeso.
A grande maioria das avarias
tem a sua origem em deficiência de manutenção, e quando faço esta afirmação não
estou a acusar as empresas de manutenção desse facto. Muitas vezes as EMA sabem
muito bem quando devem fazer a substituição de um componente, mas a pressão que
têm do seu cliente é tão grande que preferem não fazer essa proposta.
Outra parte significativa
das avarias tem origem na fraca qualidade dos componentes que são usados pelos
fabricantes. Muitas vezes em prole da capacidade de manter os seus produtos
concorrênciais os fabricantes optam por utilizar materiais mais baratos e
falíveis.
Os grandes fabricantes de
elevadores têm quase sempre equipamentos que nunca avariam. Possuem circuitos
electrónicos alternativos, componentes mais resistentes e materiais mais
nobres, do que aqueles que utilizam nos elevadores que nós utilizamos no nosso
dia-a-dia.
Mas todos temos que perceber
que quando estamos a falar de um elevador com 30 ou mais anos, que nunca foi
modernizado e que continua a trabalhar em pleno todos os dias, as paragens que
esse equipamento apresenta já não podem ser consideradas avarias. Há muito que
a vida dessa máquina chegou ao fim, e o seu dono deve estranhar é as alturas em
que ele ainda anda, não quando ele para. Parado é o seu estado natural…
Sem comentários:
Enviar um comentário