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terça-feira, 11 de setembro de 2012

Que componentes dos elevadores avariam com mais facilidade?


Um elevador tem, por norma, três tipos de avarias.

Quando o elevador é novo, e durante as primeiras centenas de manobras, podem ser detectadas paragens causadas por erros e deficiências de montagem. Para que estes casos não aconteçam é muito importante a escolha adequada da equipa que faz a montagem do elevador.

Numa segunda fase aparecem as avarias provocadas por falhas de fabrico e que se manifestam normalmente durante os primeiros dois anos de vida do equipamento.

Por fim surgem as avarias de desgaste dos componentes. Aparecem normalmente após os primeiros dois anos de idade do equipamento e duram toda a sua vida útil.

Há ainda um tipo de avarias mais raro que se verifica quando estamos a falar de elevadores de modelos muito novos e que apresentam anomalias relativas a erros de concepção dos componentes. Erros esses que depois de detectados costumam ser corrigidos pelo próprio fabricante.

Mas não referi quais são então os componentes com mais avarias. São por norma componentes eléctricos e electrónicos, especialmente associados às portas e ao comando do elevador.

São também vulgares as avarias provocadas por componentes que sofrem desgaste pela sua acção de mobilidade, como sejam os roletos das portas e as roçadeiras de cabina e contrapeso.

A grande maioria das avarias tem a sua origem em deficiência de manutenção, e quando faço esta afirmação não estou a acusar as empresas de manutenção desse facto. Muitas vezes as EMA sabem muito bem quando devem fazer a substituição de um componente, mas a pressão que têm do seu cliente é tão grande que preferem não fazer essa proposta.
 
Outra parte significativa das avarias tem origem na fraca qualidade dos componentes que são usados pelos fabricantes. Muitas vezes em prole da capacidade de manter os seus produtos concorrênciais os fabricantes optam por utilizar materiais mais baratos e falíveis.

Os grandes fabricantes de elevadores têm quase sempre equipamentos que nunca avariam. Possuem circuitos electrónicos alternativos, componentes mais resistentes e materiais mais nobres, do que aqueles que utilizam nos elevadores que nós utilizamos no nosso dia-a-dia.

Mas todos temos que perceber que quando estamos a falar de um elevador com 30 ou mais anos, que nunca foi modernizado e que continua a trabalhar em pleno todos os dias, as paragens que esse equipamento apresenta já não podem ser consideradas avarias. Há muito que a vida dessa máquina chegou ao fim, e o seu dono deve estranhar é as alturas em que ele ainda anda, não quando ele para. Parado é o seu estado natural…

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