Número total de visualizações de páginas

segunda-feira, 23 de abril de 2012

Alguém reconhece vantagens nos elevadores hidráulicos sobre os elevadores eléctricos?

Actualmente tenho seguido com muita regularidade alguns debates internacionais nos fóruns de elevadores.
Algumas das situações debatidas estão muito longe da realidade do parque de elevadores típico de Portugal, e por isso nunca as irei transpor para esta página que se pretende próxima da realidade do nosso país.
Outras situações enquadram-se na nossa tipificação ou apresentam antevisões que não estarão longe no que se irá passar em Portugal.
Há já uns meses largos que aparecem vozes a antever o fim dos elevadores hidráulicos a curto prazo porque na ideia dessas pessoas este tipo de equipamentos não apresenta qualquer mais-valia para quem os adquire.
Eu próprio já várias vezes que menciono a minha desconfiança por este tipo de elevadores que são mais lentos, menos sofisticados, menos fiáveis, menos ecológicos, menos económicos (em consumo) do que os elevadores eléctricos.
Em situações muito específicas este tipo de elevadores pode ter alguma aplicação. No caso de algumas modernizações, alguns elevadores panorâmicos, aparelhos com acessos a 90º, e pouco mais, esta tecnologia pode ter aplicação pontual, mas nas restantes ocasiões é como estar a instalar máquinas a vapor para fazer o papel de um TGV.
Portugal ainda é um bom reino para quem vende este tipo de tecnologia. Somos um povo pouco informado e pouco dado a ouvir os conselhos de quem sabe mais do que nós. Se alguém aparecer a dizer que não deve instalar um elevador hidráulico, vai logo aparecer alguém a dizer que essa opinião só pode vir de quem está a soldo de quem vende elevadores eléctricos.
Ando nisto há muitos anos e nunca ouvi qualquer argumento a favor dos elevadores hidráulicos que não saísse da boca de quem os vende.
Alguém isento é capaz de me dar algum argumento a favor dos hidráulicos? Era interessante conhecer uma opinião nesse campo.

Sem comentários:

Enviar um comentário