Número total de visualizações de páginas

domingo, 13 de novembro de 2011

O mapa da acessibilidade nos elevadores da Europa. Uma posição de que Portugal não se pode orgulhar.

A Europa prepara a publicação de um mapa que traduz a situação actual nos seus diversos países no que respeita a acessibilidade dos elevadores.
Da mesma maneira que no caso da adaptação das regras defendidas pela SNEL, Portugal também não fica bem na fotografia da acessibilidade.
 
Como podemos ver no mapa, para já provisório, que poderá vir a ser publicado, Portugal não faz parte do pelotão dos países que já adaptaram a legislação na defesa dos seus cidadãos com mobilidade condicionada. Há mais de uma dúzia de países que estão à nossa frente neste particular.
Podemos dizer que estamos ao nível da Alemanha, mas isso não nos deve entusiasmar muito porque dentro de poucos meses a Alemanha terá o seu processo concluído e nós continuamos a atirar a resolução para daqui a anos.
Aliás tenho as minhas suspeitas que alguns dos países que actualmente ainda não legislaram este assunto ainda vão a tempo de emitir a legislação e fazer a sua implementação antes de nós a concluirmos.
O curioso é que até começamos muito bem com o célebre decreto 123, mas os prazos que o decreto 163 veio introduzir (algumas adaptações podem estender-se até 2016) são muito longas. Depois ainda vem o facto de faltarem tantas e tantas coisas que ainda não estão incluídas na actual legislação e que, pelo que se pode prever,  vão atirar a total aplicação da legislação da acessibilidade de pessoas com mobilidade condicionada para mais de uma década.
Realmente não é um orgulho para Portugal.
O que é mais interessante, e triste, é que até ao nível dos elevadores que se instalam novos em Portugal há muitos deles que não estão completamente adaptados à acessibilidade de pessoas com mobilidade condicionada.
Porque será? Ignorância? Desprezo pelas pessoas que disso poderiam beneficiar? Tentativa de poupar dinheiro?
Para mim é apenas pouca informação e falta de apoio no momento da compra do elevador.
A única solução é mesmo pedir à HAPE para dar uma ajuda.

Sem comentários:

Enviar um comentário