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quinta-feira, 17 de novembro de 2011

O tempo de espera por um elevador.

Um dos mais polémicos artigos que escrevi neste blogue foi um que mencionava o tempo de espera em patamar pela chegada de  um elevador.
Recebi diversos comentários de pessoas que nunca tinham pensado nisso e nas implicações no conforto do edifício.
Hoje vou publicar um mapa, retirado de um trabalho de Henri Hakonen e Dr. Marja-Liisa Siikonen, que mostra e classifica o nível de serviço em relação ao tempo de espera.´
O que é mais engraçado é que a minha muita curiosidade pela performance dos elevadores nunca descobriu em Portugal nenhuma instalação ao nível da excelência, muito poucas ao nível de bom e muitas, mesmo em hotéis de 5 estrelas e grandes edifícios de escritórios, que se ficam pelo nível de satisfatório.

Há bem poucos dias estive num hotel com apenas 5 pisos, e 4 estrelas, que tinha os elevadores com a técnica de ficarem com a porta aberta no piso principal, em que o tempo de resposta era tão lento para as pessoas que faziam a chamada nos outros pisos que nem consegui evitar o riso.

O elevador demorava 43 segundos a chegar ao piso 2. Incrível.

Mas a maior parte das pessoas nem se apercebe das dificuldades que os elevadores mal calculados podem causar nos utilizadores de um edifício.

Há pouco tempo uma empresa de serviços de Chicago, com mais de 300 empregados, mudou-se de edifício porque os elevadores demoravam tanto tempo a chegar e eram tão inoperacionais que havia níveis de stress elevado entre os funcionários, o que causava centenas de milhar de dólares de prejuízo por ano em quebras de produtividade.

De certeza que o promotor do edifício já se arrependeu de não ter pensado nas características dos elevadores no momento em que os comprou.

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