Número total de visualizações de páginas

sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

Segurança em elevadores

Há uns dias apareceu no mercado dos Estados Unidos uma empresa a vender um aparelho para ser instalado em qualquer elevador que tem como função detectar eventuais quebras de segurança nos circuitos do equipamento.
Basicamente o aparelho detecta “chantes” que tenham sido introduzidos nos órgãos de segurança para permitir que o elevador ande, ou não avarie, sem que um determinado problema o obrigue a parar, e quando um problema destes é detectado o aparelho coloca o elevador em modo desactivado.
Situações deste tipo acontecem por descuido (porque algumas manobras de manutenção obrigam a “chantar” partes do circuito para serem realizadas e depois o técnico esquece-se de retirar o “chante”), ou por inconsciência do técnico que não conseguindo resolver uma anomalia resolve “chantar” o circuito para que o elevador não torne a parar.
Mas a polémica à volta situação nasceu não pelas virtudes do aparelho, que até pode ser interessante e útil, mas pela forma como a ROLLS Innovative Elevator Systems publicita este seu produto.
O que eles fazem é alertar para o número de acidentes e mortes que ocorrem em elevadores todos os anos, constatar que uma parte desses acidentes têm como origem um erro humano, e que essa situação pode ser prevenida com a utilização do seu aparelho.
Logo apareceram imensas vozes a criticar que não se deve basear uma campanha de vendas no terror que se cria no seu público-alvo.
Claro que a maior parte destas críticas vêm das grandes empresas do sector da manutenção, que sentem que desta campanha algum perigo pode resultar para os seus interesses.
E o público que usa diariamente os elevadores, o que deve pensar?
Pessoalmente não tenho grande problema em ser alertado para um dado facto de uma forma incisiva. Gosto de campanhas publicitárias fortes e que conseguem rapidamente vincar a sua mensagem. Mas reconheço que nestes casos é importante que se acalmem as dúvidas que as pessoas possam criar à volta do tema, e que se explique que cada caso é um caso e que os elevadores não vão começar a cair por causa da falta de tal detector de circuitos “chantados”.
Mas esta discussão só existe porque realmente os elevadores são perigosos e originam acidentes, e que para os evitar a primeira coisa a fazer é escolher empresas de manutenção de confiança e alta capacidade técnica e ética.

Sem comentários:

Enviar um comentário