Número total de visualizações de páginas

domingo, 14 de agosto de 2011

O avental de protecção por baixo da cabina.

As cabinas dos elevadores estão equipadas com um avental de protecção que fica localizado por baixo da soleira da porta.
Esse avental, ou aba de protecção, destina-se a salvaguardar os riscos de queda no poço quando se faz o resgate de pessoas presas na cabina e em situações em que não há nivelamento com o piso.
A ilustração que apresento demonstra de que forma pode ser eficaz uma simples chapa de protecção.

Claro que a situação de resgate demonstrada no pictograma está longe de ser a ideal, e todo e qualquer resgate deve ser efectuado, se houver condições físicas para o fazer, com a cabina nivelada com o piso, mas em algumas ocasiões isso é de todo impossível.
A situação mais vulgar em que é impossível fazer movimentar a cabina para a aproximar do piso acontece quando há actuação do pára-quedas, e que o seu desbloqueio requer a intervenção de técnicos especializados. Nessas ocasiões não resta outra alternativa senão retirar as pessoas com as condições que existam.
De qualquer modo antes de fazer o resgate de pessoas presas lembre-se de seguir as normas de bloqueio de cabina e de colocar o elevador em modo inoperacional. Há histórico de gravíssimos acidentes que ocorrem quando se está a proceder ao resgate dos passageiros e a cabina entra em movimento de forma intempestiva.
Mais vale estar preso mais um pouco na cabina, do que sofrer um acidente grave com a pressa de lá sair.

Sem comentários:

Enviar um comentário