As cabinas dos elevadores estão equipadas com um avental de protecção que fica localizado por baixo da soleira da porta.
Esse avental, ou aba de protecção, destina-se a salvaguardar os riscos de queda no poço quando se faz o resgate de pessoas presas na cabina e em situações em que não há nivelamento com o piso.
A ilustração que apresento demonstra de que forma pode ser eficaz uma simples chapa de protecção.
Claro que a situação de resgate demonstrada no pictograma está longe de ser a ideal, e todo e qualquer resgate deve ser efectuado, se houver condições físicas para o fazer, com a cabina nivelada com o piso, mas em algumas ocasiões isso é de todo impossível.
A situação mais vulgar em que é impossível fazer movimentar a cabina para a aproximar do piso acontece quando há actuação do pára-quedas, e que o seu desbloqueio requer a intervenção de técnicos especializados. Nessas ocasiões não resta outra alternativa senão retirar as pessoas com as condições que existam.
De qualquer modo antes de fazer o resgate de pessoas presas lembre-se de seguir as normas de bloqueio de cabina e de colocar o elevador em modo inoperacional. Há histórico de gravíssimos acidentes que ocorrem quando se está a proceder ao resgate dos passageiros e a cabina entra em movimento de forma intempestiva.
Mais vale estar preso mais um pouco na cabina, do que sofrer um acidente grave com a pressa de lá sair.
Sem comentários:
Enviar um comentário