Número total de visualizações de páginas

segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Pequenos acidentes em escadas rolantes.

De todos os equipamentos de mobilidade vertical para passageiros as escadas rolantes são as que causam maior número de pequenos acidentes.
Em termos percentuais isto não é verdade, porque os primeiros lugar estão ocupados com alguns tipos de plataformas e cadeiras de “sobe-escadas”, mas devido ao elevadíssimo número de utilizadores que diariamente utiliza escadas rolantes o número de ocorrências é muito elevado.
Para além das quedas, que ocorrem todos os dias aos milhares, o acidente mais vulgar é a maceração de sapatos de borracha, atacadores e pontas de vestuário que ficam entalados, e são destruídos, quando o utilizador está a sair da escada.
A legislação de fabrico destes aparelhos obriga a que a folga existente entre o degrau e as laterais da escada não ultrapasse os 7 mm no conjunto do lado esquerdo e direito, e que para qualquer dos lados essa folga não seja superior a 4 mm.
Mesmo cumprindo esta legislação ocorrem acidentes tipo os que já descrevi.
Os fabricantes de escadas inventaram uma escova que todos nós já vimos instalada nas laterais ao longo de toda a escada rolante, que tem dois propósitos específicos; primeiro libertar alguma descarga de electricidade estática que se acumula nos passageiros ao longo do percurso e que causa pequenas descargas à saída do aparelho, e segundo obrigar que os sapatos, atacadores e pontas de vestuário se afastem dos pontos mais perigosos dos equipamentos.
Estas escovas não acabam com o tipo de acidentes descrito, mas reduzem-no de forma muito significativa.

Curiosamente, e de forma inexplicável, no mesmo Centro Comercial ou na mesma estação de metro existem escadas que têm um registo de ocorrências muito mais elevado que as outras. Recordo-me muitas vezes de uma determinada escada num grande Centro Comercial na zona do Porto que registava mais ocorrências deste tipo que o somatório de todas as outras instaladas no edifício. Nunca ninguém conseguiu explicar tal facto.
O uso das ditas escovas generalizou-se e hoje em dia já poucas instalações recentes as não possuem. Por isso fiquei bastante admirado de um dia destes presenciar um incidente deste tipo em Castelo Branco num Centro Comercial com escadas instaladas sem este acessório. Não consigo entender que motivo poderá ter o fabricante para não fazer a aplicação das escovas, ou que motivo terá o proprietário para não as querer ver instaladas, mas que o assunto me pareceu pouco racional, lá isso pareceu.
Ao longo deste texto mencionei estas ocorrências como pequenos acidentes, mas já vi o registo de uma destas ocorrências que provocou a amputação de três dedos de um pé a uma criança de três ou quatro anos. Um acidente destes já é muito grave, e compete a todos os envolvidos tudo fazer para o evitar.

Sem comentários:

Enviar um comentário