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sexta-feira, 5 de agosto de 2011

Mais alguma informação sobre a regulamentação da comunicação bidireccional dos elevadores.

A Norma Europeia EN 81 – 28, de 2003, regulamenta os aspectos relacionados com o sistema de alarme incorporado na comunicação bidireccional dos elevadores.
Esta parte da legislação europeia está em vigor em Portugal para elevadores instalados depois de 2003, e para além de outras particularidades tem quatro pontos que hoje gostava de abordar.
O primeiro diz respeito ao facto de que o posto de atendimento de socorro (na EMA) dever estar munido com um sistema que permita que no momento em que o alarme é recepcionado exista a imediata identificação da cabina de onde partiu esse alarme, a morada da instalação em causa, a descrição dos meios para ter acesso às pessoas encarceradas, e a forma como se pode ter acesso ao edifício e á instalação em causa.
O segundo diz respeito à obrigatoriedade de que a chegada à instalação que disparou o alarme por parte da equipa de socorro não ultrapasse, em situações normais, os 60 minutos.
O terceiro ponto é relativo à necessidade de que a bateria que alimenta o sistema de alarme e de comunicação bidireccional seja capaz de garantir a funcionalidade do sistema durante 60 minutos.
O quarto ponto diz respeito ao facto que os sistemas de alarme devem possuir um filtro que impeça que o sistema possa ser activado com as portas de cabina e patamar (em simultâneo) completamente abertas, e que também não possam ser activados no momento em que, ainda com a cabina em marcha, o elevador está a fazer a pré-abertura de portas para se imobilizar no patamar.
É óbvio que a EN 81-28 tem muitos outros pontos de interesse para analisar, mas estes quatro são suficientes para eu garantir que a grande maioria das instalações não os cumpre na sua plenitude.
Na minha opinião isso acontece porque os proprietários dos elevadores desconhecem a legislação e as capacidades dos seus ascensores, e como tal nem são capazes de avaliar de que forma estão a ser assistidos pela EMA. Todos os pontos que referi são relativamente fáceis de resolver e apenas se continuam a verificar por desprezo e ignorância.
O sistema de comunicação bidireccional é um órgão importante de segurança, e é do máximo interesse que funcione em pleno. Se tiver dúvidas ou quiser saber mais consulte a HAPE. Existimos porque sabemos tudo, mas mesmo tudo, sobre elevadores.

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