Número total de visualizações de páginas

segunda-feira, 10 de outubro de 2011

As empresas de manutenção de elevadores (EMA) são todas iguais?

As EMA são tão iguais umas às outras, como as equipas de futebol também o são entre si.
Se alguém pensa que o Real Madrid, Manchester United, ou Inter de Milão, são a mesma coisa que o Trofense, o Santa Clara e o Barreirense, então também pode acreditar que as EMA que estão no mercado são todas iguais.
Podemos acreditar que em qualquer clube de futebol se trabalha com honra e honestidade, e que nesses aspectos prevalece a máxima de que “podem ser tão honestos como eu, mas mais honestos não são de certeza”, mas as semelhanças terminam mesmo por aí.
No nosso subconsciente sabemos bem valorizar a qualidade quando a situação é séria, e temos de, por exemplo, procurar o melhor médico para operar o nosso filho. Da mesma maneira somos capazes de diferenciar um bom leitão da Bairrada, de um dos que se vende sob o mesmo nome num qualquer supermercado.
Sabemos o que é uma boa alheira, um bom carro, uma boa camisa, ou um bom perfume, da mesma maneira que sabemos que há alheiras, carros, camisas e perfumes que não são bons, ou tão bons como os anteriores. Não quer isso dizer que não haja quem ganhe a sua vida honestamente a vender alheiras, carros, camisas e perfumes de fraca qualidade.
Com as EMA passa-se exactamente a mesma coisa. Há as que têm níveis de qualidade elevado, médio e baixo.
Como num clube de futebol, apenas com uma grande dimensão é possível ter um trabalho de excelência. Uma empresa com poucos funcionários e uma acção localizada tem muito menos hipóteses de enfrentar as dificuldades que surgem por vezes no mundo dos elevadores.
Quando tudo corre bem, o que acontece a maior parte das vezes, qualquer empresa pode parecer capaz e eficiente, mas quando aparece um grande problema as empresas de pequena dimensão fraquejam de imediato.
As coisas ainda ficam mais complicadas quando a tecnologia não para de evoluir e produz elevadores e escadas rolantes cada vez mais sofisticadas. As grandes empresas podem dar-se ao luxo de ter nos seus quadros técnicos que se especializam numa determinada tecnologia e equipamento, formando-os, especializando-os e utilizando-os sempre que surge uma situação de rotura nessa área.
Numa empresa de pequena dimensão existe normalmente um grande técnico, mas isso é sempre altamente redutor. Voltando ao paralelismo com as equipas de futebol, é como se achássemos uma boa solução que o guarda-redes fosse quem marcasse os cantos, e os lançamentos de linha lateral, e ao mesmo tempo quem fazia de massagista e chefe da claque.
A opção por uma pequena EMA nunca é a melhor opção, mas pode ser uma boa opção no caso concreto de uma determinada instalação. Se se tratar de uma instalação de baixa performance, como é o caso de alguns equipamentos instalados em edifícios de habitação, a opção por uma EMA local pode ser a opção que mais interessante poderá ser em termos de custo qualidade. Mas se se tratar de elevadores em edifícios com necessidade de altos níveis de fiabilidade a aposta tem de ser forçosamente numa empresa de top.
São inúmeros os factores que nos devem fazer optar por empresas de top, mas nem sempre esses factores são visíveis para o cliente. Muitas vezes só se vão ver as diferenças quando ocorrem problemas graves.
Mas o relacionamento com uma EMA de top é difícil para o proprietário de um elevador. Temos de saber a que nível devemos colocar a fasquia do desempenho que esperamos seja realizado. Eles devem ser capazes de fazer realmente melhor que a sua concorrência de menor dimensão. Ou pelo menos ter essa performance em momentos de crise.
A gestão dos elevadores também passa por isto. Controlar a acção de cada EMA, em cada momento e perante cada situação. É isto que a HAPE melhor sabe fazer.

2 comentários:

  1. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  2. Eu recomendarei qualquer um que procure um empréstimo comercial à Le_Meridian, que me ajudou com um empréstimo de quatro milhões de dólares para iniciar meu negócio de Quilting e foi rápido. Eles podem financiar até o valor de US $ 500,000,000.00 (quinhentos milhões de dólares) em qualquer região do mundo, desde que seja garantido um ROI de 1,9% nos projetos. O processo foi rápido e seguro. Foi definitivamente uma experiência positiva.Evite os golpistas aqui e entre em contato com o Le_Meridian Funding Service On. lfdsloans@lemeridianfds.com / lfdsloans@outlook.com. WhatsApp ... + 19893943740. se você estiver procurando por um empréstimo comercial.

    ResponderEliminar