São inúmeros os órgãos de segurança de um elevador que existem para garantir a fiabilidade destes equipamentos.
Em conjunto estes componentes transformam os elevadores nos mais seguros meios de transporte no mundo.
E também nos mais usados. Mais do que um fabricante reclama, só para si, o facto de transportar por dia cerca de mil milhões de pessoas em equipamentos da sua marca.
Entre todos os órgãos de segurança o limitador de velocidade é um dos que tem importância mais relevante.
Trata-se de um dispositivo que mede permanentemente a velocidade de movimentação da cabina, e que no momento em que detecta que existe um movimento que ultrapasse os 115% da velocidade nominal faz a sua imobilização.
A maneira como essa imobilização é conseguida passa pela activação mecânica do sistema de pára-quedas, com o corte eléctrico em simultâneo de todo o sistema de tracção do elevador.
O limitador deve ser verificado com muita regularidade, e o técnico de manutenção deve ter o cuidado de nunca violar os selos de aferição do equipamento.
O sistema de aferição do limitador é composto por molas e alguns técnicos têm por hábito, quando começa a haver problemas com o funcionamento do limitador, retirar os selos e fazerem alterações às molas de sua iniciativa.
Tal prática é, para além de uma completa inconsciência, muito perigosa para a segurança do elevador. Quando um limitador começa a não corresponder à sensibilidade de fábrica, a única solução é fazer a troca por material novo.
Sempre que for abordado pela EMA que se responsabiliza pela manutenção do seu elevador para lhe comunicarem problemas detectados no limitador de velocidade, tenha a máxima atenção e queira ficar muito bem informado do que foi feito, ou tem de ser alterado.
A segurança está em risco. Se tiver dúvidas do que lhe estão a propor, e quiser algum tipo de ajuda, não hesite em recorrer à HAPE.
Sem comentários:
Enviar um comentário