Para os elevadores mais comuns, quando ocorre a paragem de uma cabina entre pisos e há necessidade de se colocar a cabina nivelada com um patamar, a única forma de isso ser feito é rodando manualmente a máquina de tracção.
Ora para se saber quando é que a cabina está nivelada com o piso, altura em que se dá o desencravamento mecânico das portas e as mesmas podem ser abertas sem serem destruídas, a única solução passa por fazer uma marca de tinta nos cabos de tracção.
Desta maneira, sempre que a cabina passa por um dos patamares do edifício, isso é perceptível na casa das máquinas e a pessoa que está a fazer o resgate sabe que a pode imobilizar.
Acontece que as marcas de tinta vão desaparecendo com o tempo, e também podem mudar de sítio com os encurtamentos de cabos que possam ter acontecido. Por isso é necessário que ciclicamente essa marcação seja refeita.
Não é um trabalho complicado, mas é moroso. Depende do tipo de elevador, mas é sempre coisa para demorar mais de uma hora, mesmo que se trate de um elevador com casa de máquinas.
Mas é uma regra de segurança importante e como tal deve ser cumprida.
No caso dos elevadores sem casa das máquinas, em alguns modelos os cabos não são visíveis do exterior, e por isso existe outro método para se saber se a cabina está nivelada com o piso. Trata-se, na grande maioria dos casos, de umas luzes LED colocadas junto do sistema de resgate e que mudam de vermelho para verde quando a cabina está nivelada.
Seja qual for o método utilizado para se saber essa informação, é importante que a mesma não seja descurada, e que se mantenha sempre o elevador a cumprir essa norma. Por isso quando a sua EMA o alertar para a necessidade de marcar os cabos, ou que essa advertência venha em resultado de uma Inspecção Periódica, tenha em atenção que é mesmo para fazer.
Mas não se esqueça de discutir o preço. Se precisar de apoio, consulte a HAPE.
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