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quarta-feira, 1 de junho de 2011

A corrente de compensação.

Para que se consiga o menor esforço mecânico por parte do grupo motriz de um elevador, é necessário que no momento da construção do elevador se respeite o princípio de que deve haver um equilíbrio entre o peso da cabina e o peso do contra-peso do elevador.
A forma de se verificar essa situação é calcular o contra-peso de maneira a que ele pese o equivalente ao peso da cabina mais metade da sua capacidade de carga.
Para ser mais claro, e dando um exemplo, se uma cabina pesar 800 kg. e a sua capacidade de carga for de 1000 kg. , então o contra-peso deve pesar 1300 kg (800+1000/2).
Verifica-se este equilíbrio quando se coloca a cabina, com metade da sua carga, e o contra-peso ao mesmo nível e, soltando-se o travão da máquina, não há deslocação dos elementos para cima ou para baixo.
Sempre que se altere por qualquer motivo o peso da cabina (por exemplo por alteração da decoração) o contra-peso tem de ser corrigido em igual valor.
O desequilíbrio acentuado desta regra causa esforços muito grandes nas máquinas de tracção dos elevadores provocando desgaste antecipado dos seus componentes, e, sobretudo, causa enormes problemas no sistema de travagem especialmente quando a cabina está posicionada nos dois extremos do seu curso.
Em algumas situações não muito raras pode-se verificar que a cabina não consegue parar no seu nível exacto, e atinge os fim-de-curso  superior e inferior deixando encarcerados os seus ocupantes.
Mas em edifícios de altura significativa, ou quando se trata de elevadores de cargas muito grandes e que por isso possuem cabos de suspensão mais grossos e pesados, o peso dos cabos de aço altera o equilíbrio entre a cabina e o contra-peso quando estes se encontram em extremos opostos.
Para se ter uma ideia, quando a cabina se encontra no último andar, o contra-peso está no nível mais baixo, e todo o peso dos cabos de aço está do lado do contra-peso. Para enviar a cabina para baixo a máquina vai ter de puxar para cima não só o peso do contra-peso como o peso dos cabos de suspensão. O equilíbrio perdeu-se por completo.
A solução é muito simples. Entre a parte de baixo da cabina e a parte de baixo do contra-peso é colocada uma corrente de ferro que passa a contrabalançar o peso dos cabos de suspensão. Solução milagrosa mas de muita utilidade no funcionamento e preservação da vida do elevador. (ver representação a vermelho no esquema apresentado)

Infelizmente muitos técnicos de elevadores não entendem bem a utilidade da corrente e, ou não chegam a fazer a sua instalação na montagem do elevador, retiram-na do elevador. Realmente em algumas instalações a corrente, apesar de estar metida dentro de uma mangueira, faz algum barulho de fundo que pode ser incomodativo, mas as vantagens que trás são tão grandes que não se deve ter dúvidas em relação à sua utilização.
Se tiver dúvidas em relação a este assunto, consulte a HAPE.

1 comentário:

  1. O cálculo proposto para determinar a massa do contra peso segue as diretrizes de alguma norma ou é a prática de alguma empresa/autor?

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