Falo hoje, muito sucintamente, de um dispositivo dos elevadores que, apesar de ter funções várias, para a maior parte das pessoas só têm a sua utilidade mais conhecida.
A balança de carga sofreu, aliás como grande parte dos componentes dos elevadores, uma evolução tecnológica muito assinalável, mas a maioria dos utilizadores dos elevadores só reconhece a sua funcionalidade quando a mesma produz um sinal sonoro, obriga o elevador a imobilizar a cabina, e “só se cala” quando um dos passageiros sai do elevador garantindo dessa forma que a carga do mesmo não está a ser ultrapassada.
A utilidade desta função é importante para a segurança dos passageiros e importante para a preservação de alguns componentes do elevador. Utilizar uma cabina com excesso de peso pode originar acidentes mais ou menos graves aos utilizadores do elevador, como seja acontecerem pancadas fortes nos amortecedores existentes no fundo do poço, paragens com desníveis acentuados aos pisos de patamar, e encarceramento dos passageiros por impossibilidade de abertura das portas.
É de assinalar que se já é desagradável ficar encarcerado sozinho numa cabina de elevador, mais desagradável é ficar retido na mesma cabina com uma “multidão” que não nos deixa espaço para qualquer movimento.
Para além de destes factores o desgaste no material provocado pelo funcionamento com excesso de carga é de tal forma brutal, que só por isso a balança justificava a sua existência.
Mas a balança de carga pode ter outras funções. Quero destacar apenas duas.
Em primeiro a utilidade que a balança de carga tem quando por falta de energia o elevador tem de “decidir” se vai movimentar a cabina para desencarcerar eventuais passageiros que tenham sido apanhados nesse momento dentro do elevador. Essa decisão é feita pela pesagem da cabina, que determina ou não a existência de passageiros.
Em segundo lugar uma capacidade da qual muito raramente os instaladores de elevadores tiram partido. A limitação mínima de peso para que a cabina aceite uma ordem do interior da cabina. Quer isto dizer que em alguns elevadores das marcas mais conceituadas é possível dar instruções ao comando para que não aceite ordens da botoneira de cabina quando, por exemplo, se registam menos de 40 kg no seu interior, impedindo desta forma que uma criança possa viajar sozinha nesse equipamento.
Esta segunda função é tão importante em termos de segurança que, para mim, é sempre um mistério entender porque é que tão poucas vezes se tira partido dela.
Se pensa que melhorar a segurança do seu elevador pode ser importante, porque não consulta a HAPE para o ajudar?
O que eu acabei de aprender. Obg Rui.
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