Várias vezes na minha vida profissional fui confrontado com proprietários de elevadores que me diziam que os elevadores deles "davam muitas avarias" enquanto tinham estado com manutenção de uma determinada EMA e que tinham deixado de dar avarias quando tinham passado para outra até menos conhecida e muito mais barata.
Sempre achei fantástico que alguém pudesse supor que uma pequena empresa local tivesse capacidade técnica superior a uma grande multinacional do sector, mas ainda mais me surpreendia o facto de não acharem estranho que tal coisa se passasse.
É conhecido que a grande maioria das avarias (que não têm origem em vandalismo) são originadas pela quebra de uma das seguranças do elevador. Os elevadores têm algumas dezenas de seguranças que, no momento em que o equipamento detecta uma falha, se imobiliza ou assume um comportamento diferente do que seria normal. São essas seguranças que fazem com que um elevador em bom estado de conservação seja o meio de transporte mais seguro do mundo.
Uma empresa de manutenção (e o seu técnico) conscienciosa mantém todas as seguranças em funcionamento mesmo sabendo que em alguns casos isso pode ser origem de paragens mais frequentes. A segurança está sempre em primeiro lugar.
Infelizmente há outras empresas que estão muito longe de ter esse tipo de preocupação. Por questão de falta de formação, vontade de agradar ao cliente, ganância no lucro fácil, ou qualquer outra situação acabam por ser permissivos e arriscarem a segurança dos utilizadores dos equipamentos a que fazem manutenção.
Na maior parte das vezes um simples "chantar" de uma das seguranças que está a dar avarias é o suficiente para parecer que foi resolvido um grande problema.
O que é curioso é que muitas vezes estas atitudes são tomadas pelos técnicos à revelia da sua entidade patronal. Se uma empresa não tiver na sua estrutura uma cadeia de fiscalização técnica (supervisor, auditor da qualidade, etc.) uma situação desse tipo pode passar despercebida durante muitos meses ou anos.
Por muito que desagrade aos proprietários dos elevadores o facto deles terem avarias deve ser visto como algo natural e positivo. Há padrões de normalidade que se podem aplicar a cada elevador (mediante a sua idade, marca, utilização do edifício, etc. etc.) que nos dizem se o que se está a passar é o espectável. Se assim for não devemos culpar os técnicos ou as empresas de manutenção das avarias que se estão a verificar.
Mas o mais importante é não sermos ingénuos ao ponto de supor que o elevador deixou de “dará avarias” por obra de um milagreiro que encontramos em saldo ali mesmo ao virar da esquina.
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