Número total de visualizações de páginas

quarta-feira, 25 de maio de 2011

Elevadores sem botões na cabina.

No último artigo que coloquei aqui no blogue abordei alguns tipos de comandos de elevadores que existem no mercado.
Claro que há muitas outras soluções de comando com graus de sofisticação mais elevada do que aquela que estamos habituados a ver em edifícios normais.
Actualmente estão em grande implementação os comandos de elevadores que gerem as manobras através das ordens de patamar, e por esse facto as cabinas deixaram de ter botoneiras no seu interior.

O princípio básico é muito simples. O passageiro quando se aproxima da bateria de elevadores (normalmente este tipo de comando só faz sentido com uma bateria de elevadores) encontra uma botoneira única onde regista o piso para que se deseja deslocar. Se estiverem em grupo, cada pessoa deve transmitir a ordem individualmente.
O comando vai decidir qual o elevador que vai fazer esse transporte, e essa informação é dada através de um display onde aparece a informação do elevador onde se deve dirigir. Uma vez dentro do elevador a viagem é feita directamente para os pisos que foram previamente seleccionados.
O comando também determina quando uma cabina está completa, e nesse caso vai indicar outro elevador para as pessoas seguintes que se queiram dirigir ao mesmo piso.
Este sistema reduz em mais de 20% o número de arranques de uma bateria de elevadores, e pode poupar em energia qualquer coisa como 5%. Além disso reduz muito o tempo de espera nos patamares, dado que há uma decisão do comando em manter as cabinas, que não estão a ser utilizadas, distribuídas ao longo dos pisos do edifício, fazendo com que exista uma cabina sempre por perto.
É ainda possível adaptar a este tipo de comando um identificador pessoal com atribuição de privilégios. Para utilizadores habituais do edifício (funcionários, moradores, hospedes de hotel, etc.) é entregue um aparelho (normalmente com a forma de um porta-chaves, ou cartão magnético) que dispara automaticamente a ordem ao elevador quando o portador se aproxima. Se o administrador de uma grande empresa que tem o seu escritório num determinado piso de um edifício se aproxima do elevador, o elevador reconhece essa pessoa, automaticamente dispara a ordem de enviar a cabina para esse piso, e pode, inclusive, transformar esse elevador em expresso, deixando de receber outros passageiros nessa viagem.
Para muitos estou a descrever algo próximo da ficção científica, mas este tipo de equipamentos já existem em Portugal instalados em alguns edifícios topo de gama.

Sem comentários:

Enviar um comentário